Cabo Verde satisfeito com conversão de dívida em investimentos por Portugal

Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, anunciou que a disponibilidade de Portugal para negociar a dívida do país, com conversão de parte em investimentos, é uma “boa notícia”. Isto porque considera esse acto importante na recuperação económica pós-pandemia da Covid-19. 

“A reconversão da dívida pública em investimento é uma opção inteligente e com benefícios para todos os lados”disse. 

O governante lembrou que o arquipélago encontra-se no grupo dos países africanos e dos pequenos países insulares que trabalha “numa estratégia diplomática económico-financeira para colocar na agenda o tema do perdão da dívida pública externa – ou mesmo da sua reconversão em investimento estratégico de longo prazo”. 

Ainda segundo Olavo Correia, Cabo Verde enfrenta um triplo desafio, passando o mesmo por “controlar a pandemia, recuperar a situação económica e social e garantir que a recuperação económica seja efetiva”. 

“Cabo Verde precisa de espaço orçamental para continuar a investir, não só nas áreas da inclusão social, que têm a ver com investimentos imediatos, como também setores que são também fundamentais, num curto prazo, como a saúde, o saneamento, o digital, a qualificação os recursos humanos, a água e a resiliência”, afirmou.

One Comment

  1. Rúben

    recuperação económica para ele e seu governo é relatórios satisfatórios mesmo que a tal recuperação represente menos oportunidade de investimento para os nacionais, principalmente os emigrantes. vergonhosa e alienada administração é esta de todos os «MPD´S» e companhia Lda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…