Cabo Verde satisfeito com conversão de dívida em investimentos por Portugal

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, anunciou que a disponibilidade de Portugal para negociar a dívida do país, com conversão de parte em investimentos, é uma “boa notícia”. Isto porque considera esse acto importante na recuperação económica pós-pandemia da Covid-19. 

“A reconversão da dívida pública em investimento é uma opção inteligente e com benefícios para todos os lados”disse. 

O governante lembrou que o arquipélago encontra-se no grupo dos países africanos e dos pequenos países insulares que trabalha “numa estratégia diplomática económico-financeira para colocar na agenda o tema do perdão da dívida pública externa – ou mesmo da sua reconversão em investimento estratégico de longo prazo”. 

Ainda segundo Olavo Correia, Cabo Verde enfrenta um triplo desafio, passando o mesmo por “controlar a pandemia, recuperar a situação económica e social e garantir que a recuperação económica seja efetiva”. 

“Cabo Verde precisa de espaço orçamental para continuar a investir, não só nas áreas da inclusão social, que têm a ver com investimentos imediatos, como também setores que são também fundamentais, num curto prazo, como a saúde, o saneamento, o digital, a qualificação os recursos humanos, a água e a resiliência”, afirmou.

One Comment

  1. Rúben

    recuperação económica para ele e seu governo é relatórios satisfatórios mesmo que a tal recuperação represente menos oportunidade de investimento para os nacionais, principalmente os emigrantes. vergonhosa e alienada administração é esta de todos os «MPD´S» e companhia Lda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin