Cabo Verde | Portugal

Cabo Verde satisfeito com conversão de dívida em investimentos por Portugal

Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia
Olavo Correia

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, anunciou que a disponibilidade de Portugal para negociar a dívida do país, com conversão de parte em investimentos, é uma “boa notícia”. Isto porque considera esse acto importante na recuperação económica pós-pandemia da Covid-19. 

“A reconversão da dívida pública em investimento é uma opção inteligente e com benefícios para todos os lados”disse. 

O governante lembrou que o arquipélago encontra-se no grupo dos países africanos e dos pequenos países insulares que trabalha “numa estratégia diplomática económico-financeira para colocar na agenda o tema do perdão da dívida pública externa – ou mesmo da sua reconversão em investimento estratégico de longo prazo”. 

Ainda segundo Olavo Correia, Cabo Verde enfrenta um triplo desafio, passando o mesmo por “controlar a pandemia, recuperar a situação económica e social e garantir que a recuperação económica seja efetiva”. 

“Cabo Verde precisa de espaço orçamental para continuar a investir, não só nas áreas da inclusão social, que têm a ver com investimentos imediatos, como também setores que são também fundamentais, num curto prazo, como a saúde, o saneamento, o digital, a qualificação os recursos humanos, a água e a resiliência”, afirmou.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo