A liderança do PAICV está a ser assumida por Rui Semedo, que deverá ser o presidente interno até dezembro. Recorde-se que Janira Hopffer Almada abandonou recentemente o cargo, depois de ter sofrido uma derrota nas eleições legislativas de 18 de abril para o MpD.
Será então a 19 de dezembro que se nomeará um novo líder, através de votos internos da maior formação política na oposição em Cabo Verde. Dois dos candidatos são José Sanches e João Baptista Pereira, de acordo com os próprios.
De acordo com Baptista Pereira, um dos vice-presidentes do partido e atual líder do Grupo Parlamentar, não está descartada a possibilidade de apresentar uma candidatura para presidir o PAICV. No entanto, disse em entrevista que a decisão não vai ser tomada tão cedo, sendo necessário colocar todas as prioridades agora no Grupo Parlamentar da organização política.
Já o ex-deputado Sanches, que mantém as aspirações de vir a tornar-se presidente do PAICV, informou que só se pronunciará sobre o tema a partir das eleições presidenciais de outubro. O político apoia a candidatura de José Maria Neves a Presidente da República.
Outros nomes estão a ser mencionados para a disputa da liderança do PAICV, como Nuías Silva e Francisco Carvalho. O primeiro, Nuías Silva, é o terceiro vice-presidente do PAICV e atual presidente da Câmara Municipal de São Filipe, na ilha do Fogo, mas o facto de presidir uma Câmara fora de Santiago poderá ser um eventual entrave para as eleições do partido.
Quanto ao segundo, Francisco Carvalho, atual presidente da Câmara Municipal da Praia, recorde-se que obteve resultados eleitorais nas autárquicas de outubro de 2020 que o colocam numa posição cimeira perante a concorrência, principalmente pelo facto de ter vencido no maior e principal concelho do país.