Cabo Verde: Semedo substitui Janira na liderança do PAICV

A liderança do PAICV está a ser assumida por Rui Semedo, que deverá ser o presidente interno até dezembro. Recorde-se que Janira Hopffer Almada abandonou recentemente o cargo, depois de ter sofrido uma derrota nas eleições legislativas de 18 de abril para o MpD. 

Será então a 19 de dezembro que se nomeará um novo líder, através de votos internos da maior formação política na oposição em Cabo Verde. Dois dos candidatos são José Sanches e João Baptista Pereira, de acordo com os próprios. 

De acordo com Baptista Pereira, um dos vice-presidentes do partido e atual líder do Grupo Parlamentar, não está descartada a possibilidade de apresentar uma candidatura para presidir o PAICV. No entanto, disse em entrevista que a decisão não vai ser tomada tão cedo, sendo necessário colocar todas as prioridades agora no Grupo Parlamentar da organização política. 

Já o ex-deputado Sanches, que mantém as aspirações de vir a tornar-se presidente do PAICV, informou que só se pronunciará sobre o tema a partir das eleições presidenciais de outubro. O político apoia a candidatura de José Maria Neves a Presidente da República. 

Outros nomes estão a ser mencionados para a disputa da liderança do PAICV, como Nuías Silva e Francisco Carvalho. O primeiro, Nuías Silva, é o terceiro vice-presidente do PAICV e atual presidente da Câmara Municipal de São Filipe, na ilha do Fogo, mas o facto de presidir uma Câmara fora de Santiago poderá ser um eventual entrave para as eleições do partido. 

Quanto ao segundo, Francisco Carvalho, atual presidente da Câmara Municipal da Praia, recorde-se que obteve resultados eleitorais nas autárquicas de outubro de 2020 que o colocam numa posição cimeira perante a concorrência, principalmente pelo facto de ter vencido no maior e principal concelho do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin