Cabo Verde: Sindicato Democrático dos Professores diz que greve teve adesão quase total

A presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF), Doutora Lígia Herbert, declarou que os dois dias de greve demonstraram um apoio massivo dos professores, atingindo quase 100% de adesão dos profissionais desde Santo Antão até à Brava.

Segundo Lígia Herbert, os professores anseiam por mudanças e dignidade, razão pela qual aderiram em massa à greve. O SINDPROF expressou satisfação com a entrega dos docentes e destaca a abertura do sindicato para negociações, desde que sejam favoráveis à classe.

“Pergunto ao Ministro afinal qual é a pasta que tutela, já que se preocupa mais com a infraestrutura dos aeroportos e hospitais, mas não se preocupa com os professores. Já que não tivemos um retorno positivo, pedimos mais respeito para o professor. Sendo que ainda temos professores que ganham 23 mil escudos, o que não é normal. Vemos o subsídio dos governantes mais altos do que o salário de um professor,” afirmou Aissa Diarra.

Já a líder sindical espera que o Governo demonstre boa-fé nas negociações e alerta para a possibilidade de recorrerem a outras formas de luta, como o congelamento de notas, caso não haja um entendimento satisfatório. Lígia Herbert assegurou aos associados do SINDPROF que a luta continua e que o sindicato cobrirá financeiramente os dois dias de greve.

Os sindicatos exigem um aumento dos vencimentos e a equiparação salarial com outras classes privativas da administração pública. O SINDPROF pretende, no mínimo, um salário de 107.471 escudos, equivalente ao mínimo de quadros privativos, destacando que há casos em que os quadros recebem 120.000 escudos.

O SINDPROF reitera a disposição para negociar, mantendo a exigência salarial e apela a todos os professores para permanecerem atentos nas escolas. A presidente Lígia Herbert destaca a importância da transparência no processo, pois, segundo ela, os professores devem conhecer os desafios e enfrentar os futuros obstáculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

A Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, recebeu em audiência a líder da Assembleia Parlamentar da Organização dos…
Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

O antigo Primeiro-ministro e conselheiro especial do Presidente da República, Nuno Gomes Nabiam demitiu-se das funções alegando a “falta de…
Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau informou esta segunda-feira, 19 de Setembro, ter detido 41 indivíduos de nacionalidade camaronesa, assim…
Angola: UE vai financiar novos projetos avaliados em 90 milhões de euros

Angola: UE vai financiar novos projetos avaliados em 90 milhões de euros

A União Europeia (UE) vai financiar, com 90 milhões de euros, quatro novos projetos, em Angola. O montante vai ser…