Cabo Verde: Supremo Tribunal autoriza extradição de Saab para os EUA

O Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde autorizou a extradição do empresário colombiano Alex Saab para os Estados Unidos da América (EUA). No entanto, a defesa do alegado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Madurovai recorrer da decisão, através do Tribunal Constitucional.

Assim, a defesa irá continuar a lutar pela libertação de Saab, detido em Cabo Verde pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas 12 de junho do ano passado. 

A situação ocorreu durante uma escala técnica no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA, na altura em que o visado regressava de uma viagem ao Irão em representação da Venezuela, na qualidade de “enviado especial”. 

Recorde-se que o Tribunal da Relação do Barlavento, na ilha de São Vicente, já decidiu por duas vezes pela extradição de Alex Saab para os EUA. No entanto, por ter ultrapassado o prazo legal de prisão preventiva, o empresário colombiano foi colocado em prisão domiciliária no final de janeiro, também no Sal, sob fortes medidas de segurança. 

Os EUA, que têm pedido continuamente a extradição do empresário, acusam-no de ter branqueado 350 milhões de dólares (cerca de 294 milhões de euros) para pagar actos de corrupção de Nicolás Maduro, através do sistema financeiro norte-americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

A ilha cabo-verdiana de Santo Antão registou uma redução “drástica” no número de turistas em 2020, uma vez que foram contabilizados apenas 12.620 no ano passado. Este…
Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

O Banco Mundial (BM) prevê que a economia moçambicana recupere gradualmente ainda neste ano de 2021. No entanto, alerta para os riscos significativos de uma queda, devido à incerteza sobre o caminho…
Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

O Procurador-Geral da República de Timor-Leste, Alfonso Lopez, informou que o Ministério Público registou 2.577 casos pendentes a nível nacional. O anúncio foi…
Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin