O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, João Cardoso, afirmou que a taxa de pobreza aumentou de 26% para 31,7%, devido às consequências da pandemia da Covid-19.
A informação foi avançada à margem da cerimónia de abertura do workshop de socialização dos programas e medidas de combate à pobreza extrema no arquipélago, sob o lema “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.
“Com a Covid-19 passamos de uma taxa de pobreza em 2019 de 26% para 31,7. Quer dizer que tivemos um aumento da pobreza. Os dados que temos resultam do inquérito multiobjetivo contínuo e com esse inquérito não conseguimos destrinçar esses números”, explicou, citado pelo “Expresso das Ilhas”.
Isto significa que o dado percentual é um valor redondo, prosseguiu, o que não permite fazer a distinção entre homens, mulheres e setores de atividades.
“O que nos permite saber as áreas, sexo e informações todas é o Inquérito das Despesas das famílias. Este inquérito, que será realizado este ano, e seguiremos as famílias durante um ano. O referido inquérito irá iniciar em 2023 e terminará em 2024”, acrescentou.