Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que existem mais de nove mil idosos a viver em situação de pobreza extrema em Cabo Verde. Há ainda mais de oito mil idosos na pobreza e outros oito mil em situação de vulnerabilidade.  

As informações foram divulgadas no lançamento da “Semana da Pessoa Idosa”, realizado na Academia de Música Jotamonte, em São Vicente. O evento termina neste sábado, 01 de outubro, que assinala o Dia Internacional do Idoso. 

“Perante esses dados, o Governo de Cabo Verde assume a sua responsabilidade e é um Governo que está bastante preocupado com a questão do envelhecimento da população, que se preocupa com o envelhecimento saudável dos nossos idosos. E é por isso que criou o plano nacional de cuidados, que consiste na formação de cuidadores para prestarem um melhor serviço aos nossos idosos”, afirmou Lídia Lima, citada pelo “Expresso das Ilhas”. 

A representante do Executivo considera que o investimento em programas de apoio não deve incluir apenas o Estado, mas também a sociedade, instituições públicas e privadas. Alguns desses programas têm como objetivo proteger os mais velhos dos vários tipos de violência, tanto a nível verbal, física, psicológica, como o abandono, a negligência, a violência sexual e financeira. 

“Muitos dos nossos idosos sofrem de violência financeira na nossa sociedade, e isso é do conhecimento de todos. Portanto, para termos esses investimentos, que também passa pela criação de serviços comunitários de qualidade, onde os próprios idosos também possam dar a sua contribuição na definição dos tipos de serviços que querem para si, para tudo isso é preciso que haja também um forte engajamento da sociedade, das instituições públicas e privadas, do estado, de todos nós”, concluiu.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…
Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos…
Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal já reconheceu as qualificações académicas de cerca de 100 cidadãos ucranianos desde…