Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que existem mais de nove mil idosos a viver em situação de pobreza extrema em Cabo Verde. Há ainda mais de oito mil idosos na pobreza e outros oito mil em situação de vulnerabilidade.  

As informações foram divulgadas no lançamento da “Semana da Pessoa Idosa”, realizado na Academia de Música Jotamonte, em São Vicente. O evento termina neste sábado, 01 de outubro, que assinala o Dia Internacional do Idoso. 

“Perante esses dados, o Governo de Cabo Verde assume a sua responsabilidade e é um Governo que está bastante preocupado com a questão do envelhecimento da população, que se preocupa com o envelhecimento saudável dos nossos idosos. E é por isso que criou o plano nacional de cuidados, que consiste na formação de cuidadores para prestarem um melhor serviço aos nossos idosos”, afirmou Lídia Lima, citada pelo “Expresso das Ilhas”. 

A representante do Executivo considera que o investimento em programas de apoio não deve incluir apenas o Estado, mas também a sociedade, instituições públicas e privadas. Alguns desses programas têm como objetivo proteger os mais velhos dos vários tipos de violência, tanto a nível verbal, física, psicológica, como o abandono, a negligência, a violência sexual e financeira. 

“Muitos dos nossos idosos sofrem de violência financeira na nossa sociedade, e isso é do conhecimento de todos. Portanto, para termos esses investimentos, que também passa pela criação de serviços comunitários de qualidade, onde os próprios idosos também possam dar a sua contribuição na definição dos tipos de serviços que querem para si, para tudo isso é preciso que haja também um forte engajamento da sociedade, das instituições públicas e privadas, do estado, de todos nós”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…