O novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, vai tomar posse da função esta terça-feira, 09 de novembro, depois de ter sido eleito a 17 de outubro. A cerimónia da tomada de posse conta com 12 delegações estrangeiras, cinco delas lideradas por chefes de Estado.
Segundo a “Inforpress”, o mapa de gestão das delegações indica que os cinco Presidentes esperados são Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, José Lourenço, de Angola, Umaro Sissosso Embaló, da Guiné-Bissau, Macky Sall, do Senegal, e Nana Akufo-Addo, do Gana e também presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Os cinco chefes de Estado irão estar acompanhados dos respetivos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e de outras áreas.
Apesar de os Presidentes da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Mbasogo, e de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, terem confirmado a presença e depois desmarcado, sabe-se que ambos os países vão ser representados por Delfim Neves, presidente da Assembleia, e Gaudêncio Mohaba Messu, presidente da Câmara dos Deputados.
Ainda de acordo com o mapa de gestão das delegações, irão fazer-se representar na tomada de posse outros países com os quais o arquipélago africano tem relações de cooperação, como os Estados Unidos da América, cuja delegação é chefiada pelo Secretário de Estado do Trabalho, Martin Walsh, o Brasil, pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e a França, pela ministra da Igualdade de Género e franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno.
Aguarda-se igualmente no evento a presença do presidente da CEDEAO, Jean Claude Kassi Brou, e do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.