O anúncio foi feito pelos trabalhadores da Empresa Nacional de Segurança Aérea, ASA da ilha do Sal, após a entrega à Administração da ASA-Aeroportos e Segurança Aérea e à Direção do Trabalho, um pré-aviso de greve de 48 horas, do dia 28 a 30 do corrente mês, abrangendo todas as classes profissionais da empresa.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública, Sintcap, Maria de Brito, a greve afetará todos os aeroportos internacionais e aeródromos do país, com início às 07:30 do dia 28 devendo terminar às 07:30 do dia 30 de dezembro.
Maria de Brito explica que a greve irá ser feita por causa “da retirada de alguns direitos há muitos anos adquiridos, e a forma como a Administração vem lidando com os trabalhadores, impondo medidas que impactam profundamente a vida económica e financeira destes trabalhadores, ao jeito quero, posso e mando”.
Uma greve que segundo a mesma fonte, foi decidida nas Assembleias de trabalhadores que tiveram lugar em simultâneo, no dia 10 de dezembro, nas Ilhas do Sal e de Santiago, em concertação com trabalhadores das outras Ilhas.
Afirmou ainda que “os trabalhadores manifestaram claramente o seu descontentamento e decidiram abertamente dizer basta às violações dos seus direitos e garantias, partindo para a greve.”
“Os trabalhadores estão conscientes do momento que vivemos e, estamos abertos ao diálogo, sendo certo que não é com tentativas de pôr em causa o trabalho dos nossos sindicatos que nos impedirão de exigir os nossos direitos”, concluiu.
Anícia Cabral – Correspondente