O Tribunal Constitucional de Cabo Verde decidiu rejeitar o recurso da defesa de Alex Saab e autorizar a extradição do empresário colombiano para os Estados Unidos da América (EUA).
Recorde-se que o Enviado Especial da Venezuela é considerado testa de ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
A decisão está então tomada, através do acórdão 39/2021, de 30 de agosto, que foi publicado nesta terça-feira, 07 de setembro. Entretanto, a defesa do arguido informou que iria remeter para breve uma reação à decisão do Tribunal Constitucional.
Recorde-se que Saab foi detido pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas a 12 de junho de 2020, durante uma escala técnica no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal. A prisão ocorreu com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA, numa viagem para o Irão em representação da Venezuela, na qualidade de “enviado especial” e com passaporte diplomático, considerando a defesa essa detenção como ilegal.
Washington pediu a sua extradição, acusando-o de branquear 350 milhões de dólares (295 milhões de euros) para pagar actos de corrupção de Maduro, através do sistema financeiro norte-americano.