O Tribunal da Comarca da Boa Vista decretou esta segunda-feira, 15 de outubro, a prisão preventiva para o advogado estagiário e deputado municipal do Movimento Basta, Hianique Santos, segundo avançou o Ministério Público (MP), através da sua página oficial.
“Submetido ao primeiro interrogatório judicial de detido, o arguido, advogado estagiário e deputado municipal no Município da Boa Vista, ficou a aguardar os ulteriores trâmites processuais em prisão preventiva. O processo, que continua em investigação, encontra-se em segredo de justiça”, pode ler-se no comunicado do MP.
O deputado, que também é líder da bancada municipal do Movimento Basta, está detido por suspeita de envolvimento em vários crimes praticados na ilha, principalmente devido aos casos de alegado roubo de arma de guerra na Esquadra local da Polícia Nacional e ainda de assalto à agência do Banco Caboverdiano de Negócios, ocorrido em dezembro de 2017.
De acordo com uma fonte judicial citada pela “Inforpress”, Hianique Santos foi ouvido durante todo dia de sábado, 13 de outubro. Nessa altura, a defesa do suspeito acreditava que o deputado não iria ficar em regime de prisão preventiva. O detido tem sido defendido por um advogado disponibilizado pela Ordem dos Advogados de Cabo Verde. Esta detenção terá ocorrido na sequência de buscas domiciliárias promovidas pelo MP.