O líder da UCID, João Santos Luís, acusou o Governo cabo-verdiano de estar a ganhar com a crise e de se preocupar mais em manter as finanças públicas do que com o bem-estar do povo.
As declarações foram feitas nesta terça-feira, 31 de janeiro, durante uma conferência de imprensa realizada no Mindelo. O dirigente criticou novamente o “custo excessivo” de vida no arquipélago.
De acordo com Santos Luís, o seu partido está “preocupado e agastado” com a “postura insensível” do Governo e especificamente a do primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, no que diz respeito à subida constante dos preços de todos os produtos, principalmente os de primeira necessidade.
Para o presidente da formação política, “não há dúvidas que o Governo está a ganhar com a subida dos preços e só está interessado em regularizar as finanças públicas”.
João Santos Luís lembrou que o tema foi levado para debate na segunda sessão plenária do passado mês de janeiro, mas que a questão “não passou de retórica e tímidos esclarecimentos do primeiro-ministro” e também de “um exercício de negação por parte da bancada do poder”, o MpD, liderado pelo primeiro-ministro.