O líder da UCID iniciou nesta quinta-feira, 04 de agosto, um périplo pela ilha de São Vicente com foco no setor primário da economia. João Santos Luís afirmou que não se pode desenvolver o setor económico de Cabo Verde sem uma “aposta forte” no setor primário, tido como “fundamental”.
As declarações foram feitas à imprensa na Ribeira de Vinha, tendo essa sido a primeira paragem da visita de quatro dias que prioriza o setor primário da economia. De acordo com o dirigente, esse setor tem sido “um parente pobre da economia cabo-verdiana até hoje”, cita a “Inforpress”.
“Se não cuidarmos desse setor e do seu fortalecimento, a nossa economia não se torna resiliente”, defendeu.
Ao ter dado como exemplo o setor das pescas, disse que “o Governo, se quiser, consegue encontrar financiamentos e soluções para o setor das pescas e não ficar só em tempos de campanha a oferecer um bote ali, um motor de popa acolá, que não resolve o problema do setor”.
João Santos Luís falou igualmente sobre o setor agrícola. “Devemos fortalecer o setor agrícola e passar a fornecer, pelo menos, 50 por cento de produtos que as unidades hoteleiras consomem”, mencionou.