Cabo Verde: UCID apela ao Governo que ajude urgentemente Santo Antão devido à seca

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) denunciou a difícil situação socioeconómica vivida nos planaltos Leste e Norte, em Porto Novo, Santo Antão, através de uma entrevista dada esta segunda-feira, 12 de novembro, à “Rádio Morabeza”. De acordo com o partido, o caso é extremamente complicado, devido à seca, e necessita de uma atenção urgente por parte do Governo.

O problema deve-se a mais um mau ano agrícola, não tendo a chuva sido suficiente para garantir o crescimento e a fortificação de culturas e do pasto na ilha de Santo Antão, local onde a UCID esteve presente este fim de semana para realizar uma visita de trabalho de dois dias. Foi o líder da força política, António Monteiro, quem se queixou publicamente acerca do ocorrido.

“Em termos sociais, aquilo que nós vimos sobretudo na zona do Planalto Leste, mais concretamente na zona da Lagoa, é extremamente complicado e difícil. Complicado e difícil na medida em que aquelas zonas, infelizmente não tiveram a possibilidade de receber a chuva amiga. Por isso a situação das pessoas que vivem da agricultura e criação de gado está cada vez mais complexa. Visitamos todo o Planalto norte e vimos no rosto das pessoas o sofrimento terrível por falta de chuva e alguma dificuldade em sustentar os seus animais de onde tiram o seu ganha-pão”, afirmou.

O presidente da UCID apelou ao Governo que criasse postos de trabalho e retomasse rapidamente a distribuição da ração animal a um preço acessível, tendo ainda mencionado a falta de água para a rega, que é outro problema vivido na zona. António Monteiro disse estranhar a alegada falta de atuação dinâmica e forte do executivo, uma vez que o programa de mitigação da seca do Governo terminou em setembro.

“A situação é extremamente complicada e exige-se rapidamente do Governo uma atenção a essas pessoas, pelo menos dar continuidade do programa que vinha anteriormente e utilizar tecnologias para que os criadores o possam sustentar os seus gados, e com isso poderem ter rendimentos. É pena que ainda não estamos a sentir uma actuação dinâmica e forte do Governo no sentido de auxiliar estas pessoas”, declarou.

A qualidade das habitações foi igualmente denunciada pela delegação da UCID, tendo o presidente considerado mais uma vez que se tratava de outro caso preocupante. “Na zona da lagoa a situação é extremamente grave, e nós já falamos disso inúmeras vezes, e até hoje o Governo não teve ainda a oportunidade de resolver o problema. Pedimos que o Governo preste atenção nessa matéria, e com o programa PRA deveria cuidar destes cidadãos”, reforçou António Monteiro, que prometeu levar todas estas questões ao Parlamento na próxima sessão do mês de novembro, que começa amanhã, dia 14, para exigir dos outros partidos uma maior interação no intuito de pedir ao Governo que ajude as zonas afetadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Uma comitiva composta por dez empresários portugueses e um brasileiro, iniciou, esta semana uma visita comercial a Hong Kong, Macau,…
Moçambique: Crise humanitária pode acentuar devido aos conflitos e ao clima

Moçambique: Crise humanitária pode acentuar devido aos conflitos e ao clima

O comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarčič, disse, esta semana, que “as alterações climáticas são um fator agravante…
Brasil: Câmara Portuguesa de São Paulo promete “facilitar parcerias e negócios” por mais um século

Brasil: Câmara Portuguesa de São Paulo promete “facilitar parcerias e negócios” por mais um século

Em 2022, as atividades da Câmara Portuguesa de São Paulo “registaram mais de 800 conexões entre associados, evidenciando a eficácia…
Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…