O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, José Maria Neves. A seu ver, tratou-se de “um alerta” dado aos decisores políticos, nomeadamente o Governo.
Neste âmbito, manifestou “sintonia” em relação à mensagem transmitida e também apelou para que haja um clima de tranquilidade em 2023. As declarações foram feitas em conferência de imprensa, no Mindelo, segundo a “Inforpress”.
Santos Luís salientou que a mensagem do chefe de Estado “reflete questões” que o seu partido tem levantado na Assembleia Nacional e também no encontro que manteve com José Maria Neves no passado mês de dezembro.
“O Presidente da República está a fazer o seu papel, a exercer a sua magistratura de influência, e pensamos que com esses alertas o Governo e as instituições que detêm o poder político possam abrir-se mais ao diálogo e tenhamos um país melhor e mais bem governado em direção às necessidades da população”, comentou.
“Esperamos um ano 2023 melhor, pese embora o facto de as previsões a nível internacional não serem muito boas, pois não estamos sós. E, como tal, o Governo tem que ter em conta essas previsões e fazer um esforço de contenção de despesas, para que as famílias cabo-verdianas não passem por situações que passaram em 2022”, concluiu.