Cabo Verde: UCID considera “vergonhosa” ação tomada pelo Tribunal de Contas

A líder da bancada municipal da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Isidora Santos, classificou de “insólito e vergonhoso” o facto de o Tribunal de Contas ter, alegadamente, devolvido à Câmara de São Vicente as contas de gerência de 2017 e 2018.

A crítica foi feita na quarta-feira, 17 de junho, durante uma conferência de imprensa para a antevisão da posição que os deputados do partido da oposição irão assumir na sessão da Assembleia Municipal de São Vicente, marcada para esta quinta-feira.

Segundo a dirigente, a sua bancada “exige a atuação das autoridades competentes” para se esclarecer “o imbróglio”, tendo acrescentado que “a falta de transparência” nas contas municipais “é evidente”, a começar pela alteração de números em contas de gerência já apresentadas, para além de outras “discrepâncias”.

“Por exemplo, na conta de 2018 o valor arrecadado de receitas correntes era de 695.242.477 escudos [6.305.200 euros], enquanto na conta de 2019 o valor indicado relativamente ao ano de 2018 é de 654.284.165 escudos [5.933.740 euros], acusou, frisando que se trata de uma “diferença significativa” entre os dois números.

A UCID criticou inda a câmara liderada por Augusto Neves de agregar “valores elevadíssimos” na rubrica ‘Outras Despesas’, “sem que haja uma discriminação pormenorizada” dos gastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin