Cabo Verde: UCID desafia Governo a apresentar relatório antes das eleições

A UCID voltou a desafiar o Ministério das Finanças a publicar o relatório de uma diligência inspectiva feita à Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) há mais de um ano. O objetivo passa por desfazer assim com “indícios de gestão danosa” na autarquia mindelense. 

A informação foi avançada pelo líder do partido, António Monteiro, durante uma conferência de imprensa realizada nesta quinta-feira, 24 de setembro. Na sua sede em São Vicente o dirigente disse ainda que voltou à questão por considerar que a situação na autarquia era e que alguém deveria ser responsabilizado. 

“Consideramos que aquilo que temos como informação é de extrema gravidade e que o Governo, através do senhor ministro das Finanças, Olavo Correia, já deveria ter respondido às questões que a UCID, por diversas vezes, colocou nas suas intervenções. Lançamos este desafio ao Governo do MpD, ao ministro das Finanças, para que antes das eleições [autárquicas, marcadas para 25 de outubro] mande publicar o relatório”, expôs.

Monteiro partilhou igualmente que depois dessa inspeção a gestão da edilidade continuou a ser “danosa” e que as dúvidas são muitas. Foram então mencionadas as alegadas falhas nas contas apresentadas, contratação de funcionários em tempo de campanha e também má gestão dos terrenos municipais. 

“A Câmara Municipal recebeu de volta as contas de 2017 e 2018, alterou os números das contas de 2018 e de 2019, tem um orçamento que não cumpre absolutamente nada, inicia obras que não estão no orçamento, faz contratações fora daquilo que é o âmbito da contratação pública. Há inúmeras irregularidades. Então, a melhor forma de se saber se a razão está do lado da UCID ou do lado da CMSV é com a inspeção mandada fazer desde Junho ou Maio de 2019”concluiu. 

A UCID finalizou dizendo que se tratam de situações graves e que, como tal, pondera apresentar queixa às autoridades policiais e à Comissão Nacional de Eleições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin