Cabo Verde

Cabo Verde: UCID desaprova proposta de OE apresentada pelo Governo

António Monteiro

A UCID não aprova a proposta do Orçamento do Estado (OE) apresentada pelo Governo para 2020, defendendo que esta não tem a consistência que se deveria esperar. O motivo está relacionado com o facto de o documento prever um crescimento entre 4,8% e 5,8%, um intervalo significativo numa altura em que o Executivo mantém a intenção de atingir um crescimento médio anual de 7% na legislatura.

O líder do partido, António Monteiro, afirmou nesta quinta-feira, 17 de outubro, numa conferência de imprensa realizada em São Vicente, que manter as metas é querer “deitar areia” nos olhos do povo.

“Chamamos atenção dizendo que, para se atingir este crescimento médio anual de 7%, o Orçamento Geral do Estado de 2020 deveria trazer um crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] à volta de 15%. Ao ouvirmos o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças a dizer que ainda é possível atingir o crescimento médio anual de 7% quando se sabe que este orçamento prevê o teto máximo de 5,8% é querer deitar areia ou poeira nos olhos dos cabo-verdianos”, declarou.

Quanto à promessa dos 45 mil postos de trabalho, a UCID sublinhou que esta continua longe de ser cumprida, tal como a redução da taxa de desemprego. Também a não previsão de aumento salarial foi alvo de críticas.

“Ao não prever o aumento salarial para 2020 o Governo volta a condenar os funcionários das empresas públicas e privadas, institutos públicos e outras instituições a mais um ano sem o aumento salarial, dificultando ainda mais a vida desses cidadãos, muitos dos quais não têm sentido nos bolsos, há muito tempo, o que é ter mais algum tostão proveniente de atualização salarial”, disse o dirigente.

Recorde-se que a proposta do OE que o Governo apresentou para o próximo ano foi entregue na terça-feira, 15 de outubro, ao presidente da Assembleia Nacional.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo