Cabo Verde: UCID e PP revoltados com detenção de advogado

O líder da UCID classificou a detenção do advogado e ex-procurador da República Amadeu Oliveira de “vergonha nacional”. António Monteiro apelou para que a mesma fosse suspensa o mais depressa possível, para bem da tranquilidade e da paz social.

Em conferência de imprensa na cidade da Praia para reagir ao acto de detenção que presenciou e filmou, o dirigente sublinhou que houve um “exagero e um abuso de poder”, não por parte dos agentes policiais que cumpriram a sua missão, mas da parte do tribunal que mandou deter o advogado como se de um alto criminoso se tratasse.

“Nós estamos a falar de um advogado que conhece bem a lei, um ex-procurador da República, um grande advogado, um homem que luta por uma justiça transparente. Pode até exagerar na sua forma de falar e de agir, mas aqui o essencial é o que está por detrás dessas situações”, observou.

Amadeu Oliveira foi detido pela Polícia Nacional através da Direcção Central de Investigação Criminal no final da tarde de sábado, 20 de fevereiro, na cidade da Praia. Isto porque é acusado pelo Ministério Público de 14 crimes de ofensa e injúria contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel, a quem vem apelidando de “gatunos, falsificadores e aldrabãozecos”.

Também o PP já manifestou apoio ao advogado. Depois de se ter reunido neste domingo, dia 22, em sessão extraordinária, manifestou em comunicado o seu apoio ao também ex-Procurador da República.

A formação política realçou o facto de o visado ter lutado sempre contra a “não justiça em Cabo Verde”, considerando esta uma luta de “todos os cabo-verdianos” face aos contornos e aos desafios colocados à justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…