Cabo Verde: UCID incita Governo a ter “atitude pró-ativa” no combate às alterações climáticas

O líder da UCID, António Monteiro, incitou o Governo a ter uma “atitude pró-ativa” no combate às mudanças climáticas. A declaração foi feita nesta terça-feira, 29 de outubro, durante a curta intervenção no início do debate parlamentar mensal com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Nesse debate, onde foram abordados temas como as mudanças climáticas e os choques externos, o dirigente falou sobre o aumento da temperatura no mundo e o papel que Cabo Verde deve ter perante essa situação.

“No fundo é disso que se trata, linguagem terra a terra. As mudanças climáticas são o aumento médio da temperatura no mundo, que, por consequência, arrasta todos os problemas que infelizmente estamos a viver”, afirmou.

Segundo o próprio, o país “não tem nenhum impacto a nível dos três mil gigatones de dióxido de carbono” que é lançado na atmosfera “todos os anos”, mas, tendo ilhas frágeis, “sofre muito” com esses fenómenos.

“O nosso impacto é reduzido, mas não é por causa de isso que vamos amarar os braços e ficar quietos e calados a ver a banda a passar. Achamos que o Governo deve ter uma atitude pró-ativa para poder influenciar, pela positiva, e mostrar ao mundo que é possível a partir dessas dez ilhas fazer algo diferente para este mundo”, defendeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…