A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) apelou neste domingo, 05 de julho, a todos os cabo-verdianos para se engajarem mais na vida política. Desta forma, referiu, contribuiriam para uma democracia “mais vibrante” e um “retumbante abaixamento das abstenções” nas eleições autárquicas deste ano.
O apelo foi feito pelo presidente do partido da oposição, António Monteiro, durante a sessão solene da Assembleia Nacional, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da Independência do arquipélago.
De acordo com o dirigente, é “importante” que os cidadãos se sintam “completamente livres” para poderem participar nas atividades partidárias. “Não se pode neste tempo em que vivemos continuar a ter cidadãos com medo de participar na vida política ativa, porque sentem ameaçados nos seus lugares de trabalho ou porque temem ser rejeitados num possível concurso de trabalho”, defendeu.
A UCID, acrescentou, gostaria que a comemoração dos 45 anos ocorresse com a participação de todos os cidadãos, “daqui e de além-fronteiras”, estando os mesmos confinados nas suas casas e impedidos de circular nos espaços públicos devido ao novo coronavírus.
“O momento não é de reivindicar benesses e exclusividades particulares. É, outrossim, de praticar solidariedade e responsabilidade altruísta para salvaguardar e promover a defesa do bem e do interesse comum”, realçou.