A deputada Zilda Oliveira, eleita por São Vicente nas listas da UCID, informou que os deputados do partido vão questionar o Governo cabo-verdiano sobre a regulamentação e implementação da lei que estabelece as normas que regulam a realização do investimento direto dos emigrantes no país.
A questão será feita na sessão desta quarta-feira, 11 de maio, no Parlamento. Zilda Oliveira falou no dia anterior numa conferência de imprensa, realizada no Mindelo, tendo realçado o debate com o ministro das Comunidades, Jorge Santos, como o “ponto mais importante” da sessão parlamentar.
De acordo com a deputada, a UCID quer conhecer o estado de implementação do estatuto do investidor emigrante, do balcão único do investimento – que deveria ser criado em todos os municípios -, do certificado do investidor e do cartão do investidor emigrante.
O governante Jorge Santos será ainda interrogado acerca das estratégias de mobilização de competência cabo-verdianas na diáspora, entre outros temas.
“É preciso cuidar do nosso emigrante, que é um importante ativo, que vai muito além do ponto de vista financeiro”, defendeu a representante da formação política da oposição.