O líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, sugeriu que se apostasse na agricultura e no setor marítimo como medidas para ultrapassar os problemas colocados pela pandemia da Covid-19.
A sugestão foi feita nesta quarta-feira, 24 de junho, durante o debate parlamentar mensal com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre as medidas emergenciais pós-estado de emergência para as famílias e empresas.
“A UCID entende que o Governo deve rapidamente encontrar uma solução para que os nossos homens do mar possam ter as condições necessárias para aumentar os seus contributos no crescimento económico de Cabo Verde”, defendeu.
O dirigente considera ainda que a condição insular e a grande extensão marítima do arquipélago permitem um grande potencial voltado para o mar, sendo importante a aposta neste setor.
Devido à crise provocada pela Covid-19, lembrou, muitos marítimos e marinheiros estão a ter “graves problemas” por não saírem ao mar nem poderem visitar as suas famílias.
Quanto à agricultura, pediu ao Governo que a encare como um setor capaz de fazer crescer a economia e não como um serviço que não dá contributo necessário para o crescimento económico do país.