Cabo Verde

Cabo Verde: UCID quer diferentes condições para novo Provedor de Justiça

António Monteiro

O líder da UCID, António Monteiro, afirmou que o seu partido não irá opor-se a qualquer nome indicado para o cargo de Provedor de Justiça, desde que o mesmo reúna as condições necessárias e a equidistância partidária necessária para exercer as funções. 

As declarações foram feitas na ilha do Sal, local onde o dirigente se encontrou com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, para falar sobre o assunto. 

“O primeiro-ministro quis ouvir a posição da UCID relativamente a esta matéria. Nós dissemos que somos pela defesa e cumprimento da lei e, estando realmente o provedor, que, do nosso ponto de vista, tem feito um trabalho que consideramos muito importante para o país e, acima de tudo, para os cidadãos, já como seu prazo expirado deve ser, realmente, substituído”explicou. 

O político acrescentou que o seu partido assumiu um compromisso com o primeiro-ministro para trabalharem no sentido de, até afinal de março, terem este processo concluído. 

“Dissemos que a UCID tinha um nome que fora anteriormente apresentado ao antigo líder da bancada parlamentar do MpD, Rui Figueiredo, e que a UCID não se opõe também a um outro nome, desde que reúna as condições necessárias e a equidistância partidária necessária para exercer as funções, partilhou ainda. 

Por sua vez, Correia e Silva escreveu na sua página oficial na rede social Facebook que o Provedor de Justiça é eleito pela Assembleia Nacional, por maioria de dois terços dos deputados presentes. Como tal, ajuntou, no momento em que António do Espírito Santo Fonseca tem o mandato expirado, impõe-se, conforme legislação cabo-verdiana, reunir consensos para a eleição de um novo Provedor de Justiça. 

“Ouvi, hoje, a posição da UCID relativamente a esta matéria, durante uma audiência, com o presidente António Monteiro. Na sexta-feira recebo a presidente do PAICV”concluiu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo