A UCID afirmou que a situação social e ambiental de Cabo Verde são dois dos temas que vai levar para o debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na segunda sessão plenária da Assembleia Nacional, que tem início esta quarta-feira, 27 de fevereiro.
Através de uma conferência de imprensa, a vice-presidente do partido, Dora Pires, declarou que a situação social e ambiental das ilhas não é aquela que a UCID gostaria que fosse. “Levando em consideração esta situação, a UCID propôs este debate, na esperança que se ganhe mais consciência da realidade e que o Governo possa encontrar as soluções necessárias para resolver a mesma”, afirmou.
O terceiro partido do Parlamento quer ainda que o Governo clarifique as regras dos diferentes programas existentes. “Daí que o nosso desejo com este debate é que o Governo possa clarificar as regras dos programas, principalmente do PRRA [Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades]. Esperamos que o Governo faça o anúncio dos projetos concretos para resolver as situações das muitas famílias em dificuldades”, explicou Dora Pires.
Segundo o novo regimento, a UCID tem o direito de propor um debate uma vez por ano. Além do debate com o primeiro-ministro, serão debatidas pelo menos quatro propostas de lei e duas propostas de resolução durante a segunda sessão plenária de fevereiro.