A UCID apresentou propostas de alterações ao Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023), no capítulo dos recursos humanos, com um impacto orçamental de 400 mil contos.
O objetivo consiste num aumento do reajuste salarial comparativamente ao que foi anunciado pelo Governo cabo-verdiano, de maneira a melhorar a vida do povo em 2023.
A informação foi avançada à imprensa pelo presidente do partido, João Santos Luís, nesta terça-feira, 22 de novembro.
“Pelo que, para salários até 33 mil contos, propomos que o reajuste salarial seja de 5%, em vez dos 3,5% propostos pelo Governo. Os preços de produtos e serviços e o custo de vida aumentou para todas as pessoas. No entanto, o Governo discrimina os trabalhadores que ganham mais de 69 mil contos, deixando-os totalmente fora do reajuste salarial”, disse, citado pela “Rádio Morabeza”.
“A UCID propõe a inclusão destas pessoas, apresentando a contraproposta seguinte: salários superiores a 51 mil contos devem ter um reajuste a taxa de 1%, mesmo sabendo que o referido reajuste impactará muito timidamente a vida destas pessoas”, prosseguiu.
Segundo o dirigente, as propostas já foram submetidas e espera que possam ser abordadas na quinta-feira, dia 24, durante a discussão na especialidade do orçamento.