A Juventude para a Democracia (JpD), braço juvenil do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder, vai promover de 23 a 25 de setembro a V edição da Universidade de Verão. O evento irá decorrer na Cidade Velha e terá como temas a democracia e as liberdades, os desafios da educação, a gestão da Covid-19 e a retoma económica.
A informação foi avançada pelo presidente da JpD, Euclides Silva, durante uma conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira, 20 de setembro. Segundo o dirigente, trata-se de um encontro que visa aproximar e incentivar a participação dos jovens na vida cívica e política de Cabo Verde, além de elevar a cultura política no país, com destaque nos jovens.
“A Universidade de Verão é o momento para um intenso debate à volta dos temas que marcam a atualidade política nacional e internacional, sem descurar da formação ideológica e sobre os valores que comungamos no sistema MpD”, declarou.
O programa, continuou, conta com a participação dos jovens de todos os concelhos do arquipélago, incluindo de outros partidos ou sem partido, com idades entre os 18 e os 30 anos. Essa diversidade tornará a academia do MpD mais rica e diversificada, salientou.
“Das centenas de candidaturas recebidas, selecionámos 30, tendo em conta o momento pandémico que estamos a viver. Optámos, assim, por reduzir para metade o número de participantes, comparativamente com os anos anteriores”, explicou.
“Alguns dos oradores são figuras independentes e da sociedade civil, à semelhança de alguns formandos, o que vai contribuir para o enriquecimento e o reforço da nossa Universidade de Verão, que já é uma marca de referência no que tange à formação política dos jovens que gostariam de dar o seu contributo na Política cabo-verdiana”, concluiu.