Cabo Verde

Cabo Verde vai pagar dívida ao FMI a partir de 2025

Fundo Monetário Internacional (FMI)
Fundo Monetário Internacional

Cabo Verde vai começar a pagar em 2025 o empréstimo de 32 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros) concedido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para apoio ao combate à pandemia da Covid-19. 

Esta foi a decisão tomada pela organização internacional, que considera que a capacidade do país para esse efeito “é adequada” no ano escolhido. 

De acordo com dados presentes no relatório final da terceira e última revisão do programa de assistência técnica PCI (Instrumento de Coordenação de Políticas, na sigla em inglês) a Cabo Verde, o FMI indica que o pagamento do empréstimo, atribuído em abril de 2020, altura do início da pandemia, deverá acontecer em seis anos. 

“O bom histórico do país no pagamento da dívida externa, bem como as perspetivas geralmente positivas de médio prazo, fornecem confiança para o pagamento atempado das obrigações do serviço da dívida ao Fundo”pode ler-se. 

Para 2025 prevê-se um pagamento de 2,3 milhões de SDR (direitos especiais de saque), equivalente a 3,4 milhões de euros. O valor aumenta para 4,7 milhões de SDR anualmente, entre 2026 e 2029, e volta a 2,3 milhões de SDR no último ano de pagamento. 

“A capacidade de Cabo Verde para reembolsar o Fundo é adequada”lê-se ainda.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo