Cabo Verde

Cabo Verde vai ter rede nacional para cuidados paliativos em 2020

Cabo Verde vai ter uma rede nacional para cuidados paliativos no final do próximo ano, estando já os profissionais de saúde do país a receber formação básica em cuidados paliativos, no âmbito do Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas.

De acordo com a formadora Valéria Semedo, membro do núcleo técnico de apoio ao programa de luta contra o cancro, depois da formação será criada essa rede nacional para cuidados paliativos.

“É um curso direcionado para profissionais da saúde e o objetivo é começarmos a caminhar para ter uma rede de cuidados paliativos em Cabo Verde. Portanto, começamos pela formação para que de facto se possa descentralizar, não ter só cuidados paliativos no hospital, mas também na comunidade, nos hospitais regionais e, portanto, conseguir ter essa cobertura, pode-se por assim dizer universal, no âmbito dos cuidados paliativos “, declarou.

A mesma fonte avançou que a rede estará formada no final de 2020, explicando que “as redes vão funcionar de acordo com a complexidade de cada situação, portanto os doentes que podem estar na comunidade vão ter uma rede na comunidade, constituída por uma equipa multidisciplinar, que é o que caracteriza os cuidados paliativos, de forma a poder abordar a pessoa na sua totalidade, não só física mas psicológica e social”.

“Temos nos hospitais as equipas, que é para os doentes que estão lá internados também poderem beneficiar com os cuidados paliativos, e pretendemos também ter as unidades de cuidados paliativos, o que já inclui, para além da observação dos doentes na enfermaria, termos mesmo leites disponíveis para alguns pacientes com necessidades especiais”, acrescentou.

O curso básico de cuidados paliativos visa ainda a aquisição de conhecimentos científicos e técnicos necessários à prestação de cuidados paliativos básicos ao doente crónico oncológico e não oncológico, segundo a filosofia e os princípios dos cuidados.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo