O vice-presidente da UCID, João Santos Luís, disse estar disponível para candidatar-se à liderança do partido, em substituição de António Monteiro. Trata-se de uma informação divulgada à “Inforpress” por fonte próxima do visado.
Essa mesma fonte afirmou que António Monteiro não vai concorrer a uma nova liderança. Será convocada uma conferência de imprensa nesta terça-feira, 04 de janeiro, onde o atual dirigente da UCID irá falar sobre a situação atual da formação política e mostrar a sua indisponibilidade recandidatar-se.
A fonte, que quis manter-se no anonimato, deu a sua opinião acerca do vice-presidente do partido. “Contrariamente ao que muitos pensam, não vejo João Santos Luís como uma continuidade de António Monteiro no partido porque ele tem o seu pensamento próprio. Mas há pessoas que defendem a entrada de sangue novo no partido, sobretudo da ilha de Santiago, onde está o maior círculo eleitoral do país, e que tem um peso grande no espectro político cabo-verdiano”, observou.
Acrescentou ainda que Santos Luís está à espera da conferência de imprensa de Monteiro para confirmar a sua candidatura à liderança da UCID.
Recorde-se que Edson Ribeiro é o único militante que já anunciou publicamente a sua candidatura à presidência da organização política. O seu objetivo consiste em “impulsionar uma nova dinâmica, a partir dos ganhos e experiências, mas com humildade e imbuído do espírito de bem servir”.