Companhias aéreas portuguesas são rivais em Cabo Verde

A ilha do Sal acolheu nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o primeiro voo comercial internacional regular em oito meses. Isto porque houve o arranque da ligação a partir de Lisboa operada pela portuguesa SATA, que concorre apenas com a TAP no mercado cabo-verdiano. 

Recorde-se que, devido à pandemia da Covid-19, desde a segunda quinzena de março que o Sal, cujo aeroporto recebia mais de um milhão de passageiros por ano, não tinha voos comerciais internacionais. As ligações aéreas foram suspensas durante meses por decisão do Governo, para conter a propagação do novo coronavírus. 

suspensão foi levantada a partir de 12 de outubro, tendo sido a TAP a retomar quase de imediato as ligações aéreas diárias para a Praia e para a ilha de São Vicente, seguida da SATA Azores Airlines, que também já voa para a capital. Estas duas companhias aéreas portuguesas anunciam ligações à Europa e Estados Unidos, onde residem as maiores comunidades de emigrantes cabo-verdianos, com voos oriundos do arquipélago de Cabo Verde. 

Quanto à SATA, alargou a partir desta segunda-feira os voos para o arquipélago cabo-verdiano à ilha do Sal, a partir de Lisboa, com duas ligações por semana. A mesma prevê igualmente o início a partir de 22 de dezembro, uma vez por semana, dos voos de Lisboa para a ilha de São Vicente, tendo, tal como na Praia, apenas a concorrência direta da TAP. 

Já a Cabo Verde Airlines (CVA) do arquipélago mas controlada por investidores islandeses e que estava a instalar no Sal um ‘hub’ para ligar África, Europa e América, continua sem anunciar qualquer plano de retoma de voos. O PAICV e a UCID, partidos da oposição, têm questionado o porquê desta paragem desde março, uma vez que já foi então levantada a suspensão das ligações aéreas internacionais há mais de dois meses.

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