Conselho de Concertação Social reúne-se pela terceira vez na cidade da Praia

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside esta segunda-feira, a terceira reunião do Conselho de Concertação Social de Cabo Verde, na cidade da Praia. O encontro reúne mais de 19 membros, entre representantes dos trabalhadores, das entidades empregadoras e do Estado.

No encontro será “discutido e aprovado o Acordo Estratégico de Médio Prazo, entre outros pontos, nomeadamente a Operacionalização do Decreto-Lei nº15/2016, que estabelece o regime jurídico de atribuição do Subsídio de Desemprego; o Alargamento do Conselho Diretivo de INPS (mantendo o pressuposto de idêntica representatividade dos representantes dos trabalhadores e dos empregadores), a Definição de data para a socialização das linhas gerais do Orçamento do Estado aos parceiros sociais; a Proposta de reestruturação e definição do funcionamento do CCS (Revisão Decreto-Lei nº 35/93); o Funcionamento do Conselho Económico, Social e Ambiental (CESA) – Lei nº 74/VIII/2014 e o Estudo de Representatividade Sindical”, avança um comunicado oficial do Governo.

O Governo “acredita que a concertação social deve ser consolidada e respeitada enquanto marco constitucional”, “estabelecendo com os parceiros sociais um acordo tripartido que articule diferentes áreas de política para promover a competitividade, a coesão e crescimento sociais, com o objetivo de garantir a previsibilidade das políticas, reforçando a confiança e o compromisso entre os parceiros sociais”, acrescenta a mesma nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…