(C) Cremilda Medina

Cremilda Medina cabeça de cartaz no Festival Folk Celta, em Ponte da Barca

O Festival Folk Celta que se realiza em Ponte da Barca, Viana do Castelo, Portugal, nos dias 26 e 27 de Julho, tem Dead Combo, Sérgio Godinho e Cremilda Medina como cabeças de cartaz.

Ponte da Barca recebe nos dias 26 e 27 de Julho a 12.a edição do Festival Folk Celta que vai decorrer num único palco, no Choupal, nas margens do rio Lima, “com artistas vindos do Brasil, Cabo Verde, Canadá, Hungria, Espanha e Portugal”, anunciou a organização em comunicado.

Os cabeças de cartaz são lusófonos, os portugueses Dead Combo e Sérgio Godinho a par da Cabo Verdiana Cremilda Medina.

No primeiro dia, o festival começa com Ana Alcaide, compositora espanhola, seguindo-se Cremilda Medina “com as suas Mornas e Coladeiras de Cabo Verde”, de seguida o palco é dos galegos Os D`Abaixo, antes dos Dead Combo que apresentam o seu último disco, “Odeon Hotel”, e a noite termina com sons vindos da Hungria, com os Meszecsinka.

A abertura do palco, no segundo dia, cabe aos canadianos Jazzamboka, seguindo-se o galego Caxade e o seu folk-pop no palco, antecedendo Sérgio Godinho, o “homem dos sete instrumentos”. Os Omiri sobem ao palco, para “reinventar a tradição portuguesa” e, a fechar o festival, estão os brasileiros, residentes em Portugal, Samba Sem Fronteiras.

Carregando consigo parte da cultura cabo-verdiana, Cremilda Medina faz parte da nova geração da música popular/tradicional, com principal incidência na Morna e Coladeira.

Cremilda Medina que tem sido reconhecida e obtido as boas críticas tanto a nível nacional e internacional, como foi o caso dos prémios obtidos nos Estado Unidos da América, “Best World Music” por dois anos consecutivos nos IPMA e em Cabo Verde com “Melhor Intérprete Feminina” na gala Mindel Prémio, “Melhor Morna 2017” e o prémio “Sapo Award” nos CVMA por dois anos consecutivos. Em Portugal, Cremilda Medina vai participar noutro concerto no dia 24 de Julho no Teatro de Vila Real.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné Equatorial e França querem aumentar esforços na Defesa

Guiné Equatorial e França querem aumentar esforços na Defesa

A Guiné Equatorial e a França têm o objetivo de redobrar esforços no setor da Defesa.  O vice-presidente equato-guineense, Nguema…
Cabo Verde: Correia e Silva admite falta de recursos humanos no MP

Cabo Verde: Correia e Silva admite falta de recursos humanos no MP

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, reconheceu que há falta de recursos humanos no Ministério Público (MP). A afirmação…
Angola: BNA exige reporte sobre pedidos de concessão de crédito

Angola: BNA exige reporte sobre pedidos de concessão de crédito

O Banco Nacional de Angola (BNA) passa a exigir que as instituições financeiras bancárias submetam informações sobre os pedidos de…
Moçambique: Governo aprova salários precisos no âmbito da TSU

Moçambique: Governo aprova salários precisos no âmbito da TSU

O Governo moçambicano aprovou nesta terça-feira, 17 de janeiro, os quantitativos definitivos de remunerações dos funcionários do aparelho do Estado…