Espanha aposta em cooperação avançada com Cabo Verde

A embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, informou em entrevista exclusiva à agência “Lusa” que o Governo espanhol quer reforçar a relação económica com Cabo Verde. Tal será feito através de um acordo de cooperação avançada. 

Assim, convidou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, a visitar Madrid, capital de Espanha. Segundo a própria, as relações entre os dois países já são muito boas, mas o objetivo é fortalecer ainda mais as mesmas. 

O convite dirigido ao chefe do Governo de Cabo Verde só poderá ser aceite pelo próprio consoante a situação da pandemia da Covid-19, que restringe deslocações entre países. A viagem encontra-se pendente há quase dois anos, acrescentou a mesma fonte. 

Além desse convite, Espanha está a negociar um “acordo de cooperação avançado” com Cabo Verde, identificando áreas em que o país europeu, que já é o principal investidor estrangeiro, entende poder fazer a diferença no arquipélago em matéria de desenvolvimento, com o seu exemplo. Uma das áreas mencionadas foi a da igualdade de género. 

Ao nível económico, o turismo e a economia azul, áreas em que Espanha lidera no investimento estrangeiro em Cabo Verde, são os dois setores prioritários no acordo em negociação. 

De acordo com a diplomata, a Embaixada de Espanha em Cabo Verde tem 300 espanhóis registados como residentes ou a trabalhar no arquipélago, principalmente no turismo, pescas e elementos de organizações não-governamentais ligadas ao ambiente. Existem também pequenos empresários que acabaram por se instalar neste país africano. Já Espanha acolhe cerca de 3.000 cabo-verdianos.

One Comment

  1. Paulo Juliao

    Esta peça é de uma entrevista exclusiva à Agência Lusa. Por favor coloquem os créditos na mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Moçambique: Governo promete igualdade de género

Moçambique: Governo promete igualdade de género

O Governo moçambicano reiterou o compromisso de trabalhar para garantir a igualdade de género no país, em conjunto com todos os intervenientes sociais. O foco, disse,…
Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

O deputado Paulo Porto, eleito pelo círculo de fora da Europa, gravou uma mensagem para a diáspora portuguesa em virtude…
Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Os casos de violência de género reportados à justiça quase duplicaram em Timor-Leste, tendo estas denúncias sido feitas em vários municípios. Isto acontece depois…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin