A embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, informou em entrevista exclusiva à agência “Lusa” que o Governo espanhol quer reforçar a relação económica com Cabo Verde. Tal será feito através de um acordo de cooperação avançada.
Assim, convidou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, a visitar Madrid, capital de Espanha. Segundo a própria, as relações entre os dois países já são muito boas, mas o objetivo é fortalecer ainda mais as mesmas.
O convite dirigido ao chefe do Governo de Cabo Verde só poderá ser aceite pelo próprio consoante a situação da pandemia da Covid-19, que restringe deslocações entre países. A viagem encontra-se pendente há quase dois anos, acrescentou a mesma fonte.
Além desse convite, Espanha está a negociar um “acordo de cooperação avançado” com Cabo Verde, identificando áreas em que o país europeu, que já é o principal investidor estrangeiro, entende poder fazer a diferença no arquipélago em matéria de desenvolvimento, com o seu exemplo. Uma das áreas mencionadas foi a da igualdade de género.
Ao nível económico, o turismo e a economia azul, áreas em que Espanha lidera no investimento estrangeiro em Cabo Verde, são os dois setores prioritários no acordo em negociação.
De acordo com a diplomata, a Embaixada de Espanha em Cabo Verde tem 300 espanhóis registados como residentes ou a trabalhar no arquipélago, principalmente no turismo, pescas e elementos de organizações não-governamentais ligadas ao ambiente. Existem também pequenos empresários que acabaram por se instalar neste país africano. Já Espanha acolhe cerca de 3.000 cabo-verdianos.
One Comment
Esta peça é de uma entrevista exclusiva à Agência Lusa. Por favor coloquem os créditos na mesma.