Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, anunciou as candidaturas para o financiamento de apoio à cultura para 2018. O Ministério anuncia que serão elegíveis projetos nas artes plásticas, visuais e fotografia; artesanato; dança; design e moda; música e teatro. Já a literatura e o cinema serão contemplados em editais proprios a serem publicados pela Biblioteca Nacional de CAbo Verde e pela Associação Cabo-verdiana de Cinema, respetivamente. Os projetos que concorreram o ano passado poderão voltar a concorrer este ano, desde que o relatório do primeiro financiamento tenha sido validado.
Segundo o Governo, um dos objetivos da IX legislatura é colocar a cultura “no centro de políticas ativas de criação de emprego e de novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos, bem como a “integração da cultura como geradora de riqueza económica”.
Para além disso, o Ministério da Cultura de Cabo Verde pretende-se com estes apoios, “estimular áreas muito específicas e direcionar os recursos do estado de forma mais eficiente e de encontro com as expectativas regionais e locais de uma programação de qualidade e voltada para o aumento do consumo da arte e da cultura nas comunidades”, lê-se no mesmo comunicado.