O governo de Cabo Verde vai investir, durante este ano, cerca de 992 mil contos (9 milhões de euros) na aquisição de equipamentos médico-hospitalares, escreve o semanário Expresso das Ilhas. A informação foi avançada pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário esta segunda-feira.
Os equipamentos médico-hospitalares a adquirir incluem incluem aparelhos de raio-X, de laboratório, de fisioterapia e de saúde oral. Os equipamentos serão alocados a todas as estruturas, centros de saúde e hospitais regionais do país, avança o jornal.
O ministro destacou também que o processo de recrutamento de 100 novos enfermeiros está na fase de conclusão. O ministro revelou ainda que está prevista a colocação de um médico na Ribeira Grande de Santiago e na ilha da Boa Vista, ainda este ano. Está também a preparar-se a instalação de um pequeno bloco operatório no centro de saúde da Boa Vista.
Em abril, será apresentado o plano estratégico do programa de luta contra as doenças oncológicas, adiantou ainda Arlindo do Rosário, que sublinhou que a prioridade do Ministério da Saúde é “apostar na prevenção e no diagnóstico precoce”.
Arlindo do Rosário explicou que a aquisição destes equipamentos terá o apoio da Bélgica, através de um financiamento que será assinado já em abril, durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros belga a Cabo Verde.