Ministro da Cultura de Cabo Verde quer “voltar a credibilizar o setor” em 2018

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, afirmou esta terça-feira que um dos objetivos para este ano que agora começa é “voltar a credibilizar o setor da cultura, formalizar as instituições e classificar os patrimónios imateriais”, avança a agência de notícias cabo-verdiana Inforpress. Para o governante, o setor da cultura “não pode ser visto apenas como um lugar de diversão”, e classifica-o como “um setor estruturante”.

Abraão Vicente declarou que a meta para 2021 é fazer um grande investimento no setor, ao classificar o património imaterial que está em perigo e concluir o processo de classificação da tabanca e das festas da bandeira na ilha do Fogo, exemplificou. Explicou também que em relação à formalização das instituições, o Centro Nacional de Artesanato, o Centro Cultural, do Mindelo, e a Academia Cesária Évora terão os seus estatutos próprios já a partir deste mês.

O Ministério da Cultura terá em 2018 um investimento de 166 mil contos, que serão aplicados em obras concretas, tais como a reabilitação do Centro Nacional de Artesanato, o restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, e a co-participação do Estado na construção da Casa da Morna em São Nicolau, avançou o ministro.

O ministro realçou ainda os projetos “Artesanato nove ilhas”, que tem como objetivo financiar pequenos projetos de empresas ligadas ao artesanato e promover a certificação do artesanato feito no país, e o “Cabo Verde Edições”, que pretende incentivar a edição de novos livros. O Governo vai ainda financiar a “Casa da Morna”, em São Nicolau, no valor de três milhões de escudos. Para este ano, estão também previstos seis milhões de escudos para a promoção da economia criativa e empreendedorismo e 10 milhões de escudos para o financiamento do Carnaval.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu o partido político Aliança Patriótica Nacional (APN), através de uma carta de solicitação da…
Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

O MDM declarou em conferência de imprensa que está aberto à ideia de fazer uma coligação com os restantes partidos…
Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na última semana duas pessoas, Distrito de Namacurra, na província da Zambézia,…
Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

O estado do Espírito Santo, no Brasil, viu duas das suas escolas serem alvo de atentados, no último dia 25…