Portugal vai entregar às autoridades cabo-verdianas dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à Covid-19, além de material de laboratório. A entrega será realizada nesta quarta-feira, 26 de agosto, e permitirá diminuir o tempo de espera da testagem.
Esta informação da cooperação portuguesa é dada através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que se associa à Fundação Calouste Gulbenkian. O objetivo é “reforçar a capacidade de diagnóstico da Covid-19 em Cabo Verde”.
Os equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT e os materiais para os laboratórios de virologia tornarão possível a realização de mil testes para o diagnóstico do novo coronavírus na ilha de Santiago. Isto significa uma duplicação da “capacidade de resposta”.
Será igualmente aumentada a capacidade de resposta na ilha do Fogo, o novo foco da pandemia da Covid-19 no arquipélago. Assim torna-se possível responder “às necessidades da Região Sanitária Fogo/Brava”, além de reduzir “significativamente o tempo de espera do resultado dos testes”.
Os dados oficiais divulgados até ao momento indicam que Cabo Verde tem 3.568 casos de Covid-19, 2.599 recuperados e 37 mortes. Já foram realizados mais de 41 mil testes no país.