Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Presidente de Cabo Verde visitará Guiné Equatorial antes de cimeira da CPLP

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou uma possível visita oficial à Guiné Equatorial antes da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Recorde-se que o evento está previsto para julho de 2021, em Luanda, após ter sido adiado neste ano devido à pandemia da Covid-19. 

“Eu posso dizer que estou em ‘dívida’ com o Presidente de Cabo Verde de retribuir uma visita de Estado à Guiné Equatorial. O Presidente Obiang esteve em Cabo Verde. Eu irei tentar fazer essa visita ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo em Luanda”disse o também presidente em exercício da CPLP. 

As declarações foram feitas à imprensa, na cidade da Praia, depois de uma reunião de balanço com o Governo sobre a presidência cabo-verdiana da comunidade lusófona, assumida há dois anos pelo país e prorrogada até 2021 por causa da pandemia. 

O governante acrescentou que essa possível deslocação será uma oportunidade para discutir com as autoridades equato-guineenses a evolução dos compromissos assumidos por aquele país na adesão à CPLP. 

Recorde-se que entre esses compromissos encontra-se a abolição da pena de morte e, igualmente, a promoção do português. São duas das exigências previstas no chamado roteiro de adesão da Guiné Equatorial à CPLP, que aconteceu na cimeira de Díli em 2014. 

Apesar de terem imposto uma moratória sobre a pena capital, as autoridades equato-guineenses ainda não proibiram formalmente esta condenação, deixando sempre o assunto pendente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin