Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Presidente de Cabo Verde visitará Guiné Equatorial antes de cimeira da CPLP

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou uma possível visita oficial à Guiné Equatorial antes da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Recorde-se que o evento está previsto para julho de 2021, em Luanda, após ter sido adiado neste ano devido à pandemia da Covid-19. 

“Eu posso dizer que estou em ‘dívida’ com o Presidente de Cabo Verde de retribuir uma visita de Estado à Guiné Equatorial. O Presidente Obiang esteve em Cabo Verde. Eu irei tentar fazer essa visita ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo em Luanda”disse o também presidente em exercício da CPLP. 

As declarações foram feitas à imprensa, na cidade da Praia, depois de uma reunião de balanço com o Governo sobre a presidência cabo-verdiana da comunidade lusófona, assumida há dois anos pelo país e prorrogada até 2021 por causa da pandemia. 

O governante acrescentou que essa possível deslocação será uma oportunidade para discutir com as autoridades equato-guineenses a evolução dos compromissos assumidos por aquele país na adesão à CPLP. 

Recorde-se que entre esses compromissos encontra-se a abolição da pena de morte e, igualmente, a promoção do português. São duas das exigências previstas no chamado roteiro de adesão da Guiné Equatorial à CPLP, que aconteceu na cimeira de Díli em 2014. 

Apesar de terem imposto uma moratória sobre a pena capital, as autoridades equato-guineenses ainda não proibiram formalmente esta condenação, deixando sempre o assunto pendente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: CASA-CE analisa programa de distribuição de água no Bié

Angola: CASA-CE analisa programa de distribuição de água no Bié

O porta-voz da CASA-CE, Delgado Martelo, falou sobre o programa de distribuição de água potável na província do Bié. Foi…
Moçambique: Localizado sem vida Administrador de Tete arrastado pelo ciclone ANA

Moçambique: Localizado sem vida Administrador de Tete arrastado pelo ciclone ANA

O Administrador do distrito de Tete, José Maria Mandere, na província central de Tete, severamente afectada pelo ciclone ANA, foi…
Cabo Verde sobe duas posições no Índice de Perceção da Corrupção 2021 e lidera PALOP

Cabo Verde sobe duas posições no Índice de Perceção da Corrupção 2021 e lidera PALOP

De acordo com os dados divulgados pelo relatório da Transparency International, TI, Cabo Verde sobe duas posições no índice de…
Cabo Verde: MpD considera dados do setor aéreo positivos

Cabo Verde: MpD considera dados do setor aéreo positivos

O vice-presidente da bancada parlamentar do MpD, Luís Carlos Silva, considera os dados do setor aéreo do último trimestre de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin