A comunidade da Ribeira Funda, no Sal, foi beneficiada com uma feira de saúde, que ofereceu serviços e orientações de graça aos moradores, promovida pelos Médicos e Enfermeiros que trabalham na ilha do Sal, apoiada pela Verdefam.
O evento, decorreu das 9:00 às 12:00, possibilitando testes de glicemia, aferição de pressão arterial, despiste de HIV, entre outras despistagens.

De acordo com a Médica do Centro de Saúde de Espargos, Manuela Santos Lima, “o objetivo é melhorar a vida das pessoas um pouco, incutir nas pessoas a importância de cuidar da saúde.”
Esta ação, foi feita por profissionais da saúde local, juntamente com o Posto Móvel da Verdefam, para fazer uma chamada de atenção à comunidade para uma vida saudável e evitar doenças com a mudança de hábito, que começou com a ideia de cada profissional de saúde realizar na sua comunidade uma feira de saúde, que será feita uma vez por mês em zonas diferentes.
Segundo o Enfermeiro do Centro de Saúde de Espargos, Igor Monteiro, e também presidente da MAG, (Movimento de Acão jovem) que faz parte da Verdefam, diz que é uma feira para passar informações sobre substâncias químicas, e sobre saúde sexual e reprodutiva principalmente o HVI, já que na ilha do Sal as estatísticas mostram que os casos aumentaram.
“Queremos dar às pessoas oportunidade de fazer as suas consultas, pois os cabo-verdianos tem o feitio de se dirigir ao hospital apenas quando estão doentes e muitas vezes só sentem os sintomas da doença quando esta estiver num estado avançado”, sublinhou Igor Monteiro.
Foi beneficiado moradores de toda a faixa etária, e teve um momento dirigido aos jovens, onde falaram sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, DST, saúde reprodutiva, tudo o que esteja ligado à saúde e ao bem-estar da população.
Walter Lima, que participou no evento, afirma que “é sempre bom a realização de feiras, porque muitas pessoas não conseguem se dirigir ao centro de saúde, e há também a possibilidade de ter um diálogo aberto com os profissionais podendo tirar inúmeras dúvidas”. Afirmando ainda que é preciso continuar a fazer iniciativas do tipo, que terá um impacto ainda maior podendo ajudar inúmeras pessoas a melhorar de vida.
VerdeFam, é uma ONG, sem fins lucrativas, criada em 25 de março de 1995, na Praia, por mulheres e homens ativistas de desenvolvimento com grande sensibilidade para as questões da família, movidos pela necessidade de defender e promover o direito à saúde, nomeadamente à Saúde Sexual e Reprodutiva.