Conselho das Comunidades Portuguesas reúne em Lisboa a partir desta terça-feira

CCP

(c) e-global.pt

Entre os dias 22 e 24 de setembro acontece, em Lisboa, a reunião anual do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CP-CCP) nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ao longo desses três dias, o CP-CCP reúne-se com o Primeiro-Ministro, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e os Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, da Educação, da Justiça e da Inovação e Modernização Administrativa.

A reunião anual vai abordar temas como “Nacionalidade, cidadania e participação cívico-eleitoral”, “Apoios sociais e serviços públicos para as Comunidades”, “Língua, cultura e ensino do português nas Comunidades” e “Autonomia do CCP”.

Dentre os temas como maior destaque nas conversações estão os modos de votação, a representação das Comunidades na Assembleia da República, a aquisição da nacionalidade, funcionamento dos Postos Consulares, propostas de revisão da Lei 66-A, de 2007 e a celebração dos 40 anos da primeira reunião do CCP.

Os conselheiros do CCP que estarão presentes na reunião são Flávio Martins – Presidente do Conselho Permanente – eleito pelo Rio de Janeiro/BRASIL; Amadeu Batel – Vice-Presidente do Conselho Permanente – Estocolmo, eleito pelos países nórdicos; Manuel Coelho – Secretário – eleito por Windhoek, Namíbia; Ângelo Horto – eleito pelo Rio de Janeiro/BRASIL; Paulo Marques – eleito por Paris/França; Maria de Lurdes Almeida – eleita por Caracas/Venezuela; Pedro Rupio – eleito por Bruxelas/Bélgica; e Paulo Martins – eleito por Boston/EUA.

Recorde-se que o Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Na Diocese de Tacna e Moquegua, que cobre uma vasta área na região do Altiplano, entre os Andes e o…
Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata…
Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Duas mil e duas escolas estão mapeadas para beneficiar do Projecto Giga do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)…
Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

O artista plástico Miranda Brito expõe, na Biblioteca Municipal de Setúbal, “Tramitações de Vidas”. A exposição, inaugurada no passado dia…