Lusofonia

CPLP cria rede parlamentar para jovens da comunidade lusófona

Bandeiras dos países pertencentes à CPLP

A Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou nesta quarta-feira, 10 de julho, em Luanda, a criação da Rede de Jovens Parlamentares, que visa ser um espaço de concertação e cooperação de questões da juventude na comunidade.

A decisão de criar esta rede ocorreu durante os trabalhos da IX Assembleia Parlamentar da CPLP, orientados pelo presidente da Assembleia Parlamentar da referida comunidade, Jorge dos Santos. Os parlamentares da Assembleia justificaram a decisão através do reconhecimento de que a juventude constitui a maior parte da população e, como tal, deve ser assegurado que os jovens parlamentares da comunidade se reúnam em rede.

Segundo o presidente do Grupo Nacional de Amizade da CPLP da Assembleia Nacional de Angola, Virgílio de Fontes Pereira, todos os instrumentos para colocar em funcionamento a rede juvenil devem ser preparados por um grupo de trabalho na próxima Assembleia Parlamentar.

O dirigente disse ainda que a Rede de Jovens Parlamentares vai funcionar sem grandes custos para a organização e avançou que existem mais mulheres a participar na rede do que homens. Quanto à faixa etária, esta será definida pelos parlamentares, bem como o regulamento deste organismo, que terá competências específicas e irá integrar todos os deputados jovens em efetividade de função nos parlamentos dos países membros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo