Lusofonia

CPLP: Ministros do Comércio reúnem em Díli

A II Reunião de Ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 24 de fevereiro de 2016, em Díli, República Democrática de Timor-Leste.

Subordinado ao tema “ A CPLP e a Globalização Económica”, os ministros da tutela ou os seus representantes vão avaliar o grau de implementação da Declaração da I Reunião de Ministros do Comércio da CPLP, realizada em Luanda, em maio de 2012, e debater a conceção e o projeto de Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no domínio do Comércio (2016-2018).

Timor-Leste vai receber de Angola a pasta da presidência rotativa desta reunião ministerial, e estão já confirmadas as presenças do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, e de vários outros membros pertencentes à CPLP.

Como observadores associados, estarão igualmente presentes os delegados da Geórgia, Japão, Maurícia, Namíbia, Senegal e Turquia, aos quais se juntam convidados regionais de Timor-Leste, como a Austrália, Indonésia, Singapura e Vietname.

A II Reunião de Ministros do Comércio da CPLP vai ser precedida pela II Reunião Técnica dos Pontos Focais do Comércio, um encontro preparatório da reunião de ministros, a 22 de fevereiro, e por um Ciclo de Conferências do Comércio, no dia 23 de fevereiro.

Após a reunião ministerial, o comércio, os negócios e a economia vão estar em debate no “I Fórum Económico Global da CPLP”, previsto para decorrer entre 25 e 27 de fevereiro de 2016, em Díli. Com acolhimento e organização de Timor-Leste, este primeiro fórum económico global tem o apoio da CPLP, da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo