CPLP: Ministros do Comércio reúnem em Díli

A II Reunião de Ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 24 de fevereiro de 2016, em Díli, República Democrática de Timor-Leste.

Subordinado ao tema “ A CPLP e a Globalização Económica”, os ministros da tutela ou os seus representantes vão avaliar o grau de implementação da Declaração da I Reunião de Ministros do Comércio da CPLP, realizada em Luanda, em maio de 2012, e debater a conceção e o projeto de Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no domínio do Comércio (2016-2018).

Timor-Leste vai receber de Angola a pasta da presidência rotativa desta reunião ministerial, e estão já confirmadas as presenças do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, e de vários outros membros pertencentes à CPLP.

Como observadores associados, estarão igualmente presentes os delegados da Geórgia, Japão, Maurícia, Namíbia, Senegal e Turquia, aos quais se juntam convidados regionais de Timor-Leste, como a Austrália, Indonésia, Singapura e Vietname.

A II Reunião de Ministros do Comércio da CPLP vai ser precedida pela II Reunião Técnica dos Pontos Focais do Comércio, um encontro preparatório da reunião de ministros, a 22 de fevereiro, e por um Ciclo de Conferências do Comércio, no dia 23 de fevereiro.

Após a reunião ministerial, o comércio, os negócios e a economia vão estar em debate no “I Fórum Económico Global da CPLP”, previsto para decorrer entre 25 e 27 de fevereiro de 2016, em Díli. Com acolhimento e organização de Timor-Leste, este primeiro fórum económico global tem o apoio da CPLP, da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin