Foi desmarcada a greve dos profissionais da Saúde que estava prevista para hoje, dia 22 de novembro.
O acordo para a suspensão da paralisação dos profissionais da Saúde, foi conseguido ao abrigo de um memorando de entendimento entre os Sindicatos dos profissionais São-Tomenses de Saúde e o Governo liderado pelo Primeiro-Ministro Jorge Bom Jesus assinado na passada sexta-feira.
A confirmação foi feita pela representante dos Sindicatos Benvinda Vera Cruz, que afirmou que “a decisão da suspensão da greve deve-se ao compromisso assumido pelo governo no memorando de resolver as reivindicações da classe, num pacto a ser fiscalizado por uma comissão de avaliação conforme acordado entre as partes”.
Os profissionais da saúde de São Tomé e Príncipe reivindicam condições de trabalho, designadamente, infraestruturas sanitárias, segurança e medicamentos, Benvinda Vera Cruz citou outras reivindicações, nomeadamente, a questão do reajuste salarial, estatuto carreira e integração dos profissionais da classe.
Benvinda Vera Cruz disse, ainda que, “o governo está disponível junto dos sindicatos de resolver os problemas e vai haver uma comissão de avaliação dos compromissos assumidos por governo”.
O documento foi assinado pelo ministro das Finanças, Engrácio da Graça, Ministro da Saúde, Edgar Neves e o Ministro do Trabalho, Adlander Matos, e os líderes de diferentes sindicados da classe.