Embaixador do Brasil na França critica ministra francesa pela falta de abertura para diálogo sobre o Agro

Durante entrevista no “SIAL Paris – Inspire Food Business”, onde foram debatidos temas internacionais relacionados à indústria alimentar, o embaixador brasileiro na França, Luís Fernando de Andrade Serra, criticou a falta de abertura francesa para diálogo com o Brasil sobre temas importantes em relação ao Agro e ao meio-ambiente.

“Eu não consigo conversar com a Ministra das Relações Exteriores da França porque não me recebem (…) Estamos num país que reinventou a democracia no século XVIII, (…) mas não há coluna do leitor, eu escrevo cartas que não são publicadas”, criticou o embaixador.

Ao ser questionado se o Brasil estaria “condenado” a seguir pelo mesmo caminho, Fernando de Andrade rebateu: “Não existe no mundo só a Europa. A Europa sabe que somos competitivos e isso a incomoda”, sublinhou este diplomata, novamente sobre as negativas de diálogo com a França.

Em resposta sobre o bloqueio da compra de produtos brasileiros vindos de áreas desmatadas para a Europa, o Embaixador indicou a necessidade de mostrar aos países europeus que o Brasil possui uma proteção sustentável.

“Temos de investir na rastreabilidade do produto, temos de provar que o produto não vem de área desmatada e sim de áreas dedicadas tradicionalmente a essas culturas. Evidentemente, também temos de convidar esses parlamentares europeus a visitar as áreas onde produzimos o que exportamos para a Europa”, respondeu Fernando de Andrade Serra, que comentou sobre a posição da Europa em relação às políticas de preservação ambiental do Brasil.

Ígor Lopes

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…