Inicia-se hoje o festival Latitudes – Literaturas e Viajantes, em Óbidos. Sob a curadoria de José Luís Peixoto, o festival, que, nas palavras do escritor, pretende contribuir para “pensar o mundo com criatividade”, levará, até domingo, à vila de Óbidos, no distrito de Leiria, conversas à volta de múltiplas dimensões da escrita e das viagens, exposições, concertos e oficinas, entre outras atividades.
Esta quinta-feira será inaugurada a exposição, no Museu Abílio de Mattos e Silva, “Retratos contados de Alice Vieira em Óbidos”, mostra que assinala os 45 anos de obra literária da autora, e também a mostra de fotografia de Ana Abraão, intitulada “Outros mundos e Kalasha”, na Galeria Nova Ogiva.
No campo literário, serão apresentados as obras “Viagem a Portugal Revisited”, obra em que a partir do livro de José Saramago “Viagem a Portugal”, José Luís Peixoto e cinco autores estrangeiros – Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Arthur Larue (França) – revisitaram os locais descritos pelo Nobel e sobre eles criaram textos originais.
A programação contempla também espaços de conversas em torno da literatura e das viagens, com diversos artistas e autores nacionais e internacionais, oficinas formativas e mostra de Curtas de Animação.
Destaque ainda para uma sessão sobre “500 anos de Camões… Porquê?”, com a comissária das comemorações Camões 500 anos, e os concertos “Projeto Entre Nós”, com Beatriz Ferro e Melanie Russo, o espetáculo com António Marcos e o Festival Termómetro 2024, com a atuação de bandas emergentes.