Dias depois dos residentes locais se terem queixado da destruição da duna de areia na praia de Benaulim, alguns elementos da Autoridade de Gestão da Zona Costeira de Goa e do Conselho de Biodiversidade do Estado de Goa, efetuaram duas visitas de inspeção ao local.
Na primeira inspeção, a Autoridade de Gestão da Zona Costeira de Goa redigiu um relatório da fiscalização da duna destruída que, posteriormente, foi submetido à direção da Autoridade. Já a segunda visita, por membros do Conselho de Biodiversidade do Estado de Goa confirmaram que a duna de areia foi cortada e que existe um corpo de água próximo que também corre o risco de ser danificado.
As autoridades garantem que tudo farão para que a investigação seja levada até às últimas consequências, apurando quais os motivos e os infratores, garantindo que estes terão que de pagar uma multa e também restaurar a duna de areia.
Ainda assim, aqueles organismos criticam o Governo por não implementar um plano de restauração e reabilitação de dunas de areia, que inclua novas propostas a adotar pelas aldeias costeiras para preservação e restauração das dunas. Foi ainda referido a necessidade de criar um mecanismo de monitorização eficaz para verificar o número crescente de violações ao longo da costa, exigindo, por exemplo, que antes da emissão das licenças para os projetos, fossem tomadas como prova fotografias das dunas de areia no local, de modo a proteger a natureza.