São Tomé e Príncipe: Governo entrega OGE para o ano económico 2022 a Assembleia Nacional

O Governo liderado pelo Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus entregou, no dia 15 de novembro, na Assembleia Nacional, o Orçamento Geral de Estado e as Grandes Opções de Plano para o ano económico 2022 avaliado em 158 milhões de euros.

O documento foi entregue ao Presidente da Assembleia pelo Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Engrácio Graça e o Ministro do dos Assuntos Parlamentares, Reforma do Estado e Descentralização, Cilcio dos Santos.

Engrácio Graça disse a imprensa que “este orçamento avaliado em cerca de 158 milhões de Euros é suportado em cerca 51% por recursos externos e quase 48, 9% através de recursos internos”.

O responsável de Planeamento, Finanças e Economia Azul acrescentou ainda que “prevê no quadro orçamental um crescimento da economia na ordem de 2,8% do PIB e uma  inflação na ordem 7,5% do PIB”.

Sobre o orçamentado 56,4% destina-se a despesa de funcionamento, 38% para despesas de investimento e 5,3% pata amortização das dívidas. Graça explicou que “quanto ao investimento no Pais, estamos a prever gastar cerca de 20% para o sector das infraestruturas com cerca 20 % seguido da saúde com 16%, educação”.

“Para alavancar a nossa economia é preciso dar uma aposto muito forte nas infraestruturas, sem esquecer os cuidados primários da saúde, tendo em conta os efeitos da Covid-19” – enfatizou Enrácio Graça.

Sobre o reajuste salarial com retroativos a partir de Janeiro, o Ministro foi perentório em responder que “nós estamos a trabalhar, vamos arrancar já o processo de negociações com os parceiros, com sindicato, sobretudo, que é a parte interessada e que representa a classe dos trabalhadores”.

O Ministro apelou a população dizendo que “quero apelar a todos sindicatos que sentemos a mesa para discutirmos o reajuste”, para depois dizer que“ é um processo que tem de ser inclusivo, é um processo que tem de ser analisado, o governo está tomar a sério este processo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

STP: PR Carlos Vila Nova promulga Orçamento Geral de Estado para 2024

STP: PR Carlos Vila Nova promulga Orçamento Geral de Estado para 2024

O Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova promulgou o Projeto Lei do Orçamento Geral de Estado, (OGE) e as…
Rede de espionagem israelita exposta em Beirute

Rede de espionagem israelita exposta em Beirute

De acordo com a publicação libanesa Al-Akhbar, dois indivíduos foram detidos e interrogados. no final da semana passada, alegadamente por…
Cabo Verde: Conselho Superior de Defesa Nacional reunido hoje na Presidência da República

Cabo Verde: Conselho Superior de Defesa Nacional reunido hoje na Presidência da República

O nono Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) de Cabo Verde é recebido pela Presidência da República nesta terça-feira, 26…
Moçambique: PR felicita novo primeiro-ministro português

Moçambique: PR felicita novo primeiro-ministro português

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, felicitou nesta segunda-feira, 25 de março, o novo primeiro-ministro de Portugal, Luís…