Algumas empresas mineiras na Guiné-Bissau não estão preocupadas com danos ambientais

Um grupo de deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) membros da Comissão Permanente Especializada para Agricultura, Pescas, Recursos Naturais, Ambiente e Turismo, estive reunidos a 17 de agosto em Bissau num atelier sob o tema das boas práticas nas indústrias extrativas na Guiné-Bissau.

Uma iniciativa do Projeto DRO/2057 a ser executado pela União Internacional para Conservação da Natureza (UINC), com apoio financeiro do SWISSAID, em parceria com Grupo de Trabalho sobre Petróleo e Indústrias Extrativas.

O projeto pretende informar e formar os parlamentares sobre as boas práticas nas Indústrias Extrativas, os procedimentos de avaliação ambiental, as convenções internacionais ratificadas ou não, mas também a sensibilização dos deputados sobre a necessidade de seguimento do setor do petróleo e minas, integrando o meio ambiente e conservação da biodiversidade na gestão e na transparência das Indústrias Extrativas na Guiné-Bissau.

No enceramento do encontro foram deixados alguns avisos sobre as futuras planificações no potencial mineiro do país. “Temos um potencial enorme, mas que as pessoas saibam que não é uma panaceia, todos aqueles planificarem bem, certamente vão ter resultados de planeamentos feitos no presente”, disse Nelson Dias representante da UICN.

Mário Dias Sami, Presidente da Comissão Permanente da ANP Especializada para Agricultura, Pescas, Recursos Naturais, Ambiente e Turismo mostrou-se preocupado sobre o não cumprimento das normas por parte de algumas empresas mineira na Guiné-Bissau. “Enquanto representante de povo estamos chocados com algumas empresas mineiras, que pelas informações, sabemos que não estão a utilizar as normas de exploração mineira, de forma a mitigar o impacto sobre o ambiente”, disse.

No encontro participaram os deputados das bancadas maioritárias da ANP, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e os do partido da Renovação Social (PRS).

Sumba Nansil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Na Diocese de Tacna e Moquegua, que cobre uma vasta área na região do Altiplano, entre os Andes e o…
Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata…
Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Duas mil e duas escolas estão mapeadas para beneficiar do Projecto Giga do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)…
Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

O artista plástico Miranda Brito expõe, na Biblioteca Municipal de Setúbal, “Tramitações de Vidas”. A exposição, inaugurada no passado dia…