Algumas empresas mineiras na Guiné-Bissau não estão preocupadas com danos ambientais

Um grupo de deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) membros da Comissão Permanente Especializada para Agricultura, Pescas, Recursos Naturais, Ambiente e Turismo, estive reunidos a 17 de agosto em Bissau num atelier sob o tema das boas práticas nas indústrias extrativas na Guiné-Bissau.

Uma iniciativa do Projeto DRO/2057 a ser executado pela União Internacional para Conservação da Natureza (UINC), com apoio financeiro do SWISSAID, em parceria com Grupo de Trabalho sobre Petróleo e Indústrias Extrativas.

O projeto pretende informar e formar os parlamentares sobre as boas práticas nas Indústrias Extrativas, os procedimentos de avaliação ambiental, as convenções internacionais ratificadas ou não, mas também a sensibilização dos deputados sobre a necessidade de seguimento do setor do petróleo e minas, integrando o meio ambiente e conservação da biodiversidade na gestão e na transparência das Indústrias Extrativas na Guiné-Bissau.

No enceramento do encontro foram deixados alguns avisos sobre as futuras planificações no potencial mineiro do país. “Temos um potencial enorme, mas que as pessoas saibam que não é uma panaceia, todos aqueles planificarem bem, certamente vão ter resultados de planeamentos feitos no presente”, disse Nelson Dias representante da UICN.

Mário Dias Sami, Presidente da Comissão Permanente da ANP Especializada para Agricultura, Pescas, Recursos Naturais, Ambiente e Turismo mostrou-se preocupado sobre o não cumprimento das normas por parte de algumas empresas mineira na Guiné-Bissau. “Enquanto representante de povo estamos chocados com algumas empresas mineiras, que pelas informações, sabemos que não estão a utilizar as normas de exploração mineira, de forma a mitigar o impacto sobre o ambiente”, disse.

No encontro participaram os deputados das bancadas maioritárias da ANP, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e os do partido da Renovação Social (PRS).

Sumba Nansil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…
Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Os partidos políticos com assento parlamentar em Cabo Verde afirmaram nesta quarta-feira, 17 de abril, que não têm preferência quanto…
Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Os Embaixadores de Angola e Portugal na Namíbia, Jovelina Imperial e Rui Carmo, respetivamente, analisaram nesta quarta-feira, 17 de abril,…