Guiné-Bissau

Ambiente: ASPEA promove formação de técnicos da zona costeira

Uma delegação da Associação Portuguesa da Educação Ambiental (ASPEA) desloca-se esta quarta-feira, 16 de Marco, a Guiné-Bissau onde vai promover o primeiro curso de formação de técnicos para a zona costeira.

O grupo chefiado por Joaquim Ramos Pinto, presidente da Associação Portuguesa da Educação Ambiental, em parceria com o Instituto Marítimo e Portuário, vai levar a cabo ação de formação em Bubaque.

Esta iniciativa surge na sequência de uma das recomendações emanadas no último Congresso de Rede Lusófono sobre Educação Ambiental que teve lugar em Junho de 2015 na cidade de Murtosa, Conselho de Aveiro, Portugal.

O evento cuja cerimónia de abertura vai ser presidida pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira, tem como objetivo alargar conhecimento sobre atuais questões ambientais, promover a partilha de experiencia e reflexões sobre questões relacionadas com educação ambiental nas áreas costeiras e marinhas, realçar o papel das instituições, empresas, ONG, sociedade civil face as crises ambientais da atualidade.

Assim como a capacitação técnica dos agentes educativos e da comunicação para enfrentar os problemas ambientais, tendo como base princípios e objetivos da educação ambiental e participação social, a promoção de experiências de aprendizagem ativa nos temas transversais que contribuem para uma melhor responsabilidade ambiental e um compromisso social das pessoas e organizações bem como a elevação de redes de cooperação a nível local. Nacional e internacional, constam entre ouros objetivos do encontro de Bubaque.

O curso é destinado aos delegados marítimos, agentes da Brigada Costeira da Guarda nacional, inspetores do Instituto Marítimo e Portuário, técnicos de diferentes instituições, ONG com as vocações nas áreas de educação ambiental com maior destaque para aquelas que atuam nas zonas costeiras e marinhas do país.

Para além da visita a algumas zonas litorais da Guiné-Bissau, a delegação da Associação Portuguesa da Educação Ambiental tem igualmente em agenda cerimónia de tomada de posse de membros da rede lusófona de educação ambiental da Guiné-Bissau.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo