Basílio Sanca quer que advogados na Guiné-Bissau estejam disponíveis para o combate à corrupção

SONY DSC

O bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, disse, esta terça-feira, 27 de junho, à margem do encerramento do curso de formação para o ingresso na Ordem, que o índice de corrupção está muito elevado na administração pública guineense, e manifestou a disponibilidade dos advogados para combater a corrupção no país.

“Estamos interessados a combater a corrupção, porque o papel do advogado, por razão da ética, é combater a corrupção. O país neste momento enfrenta problemas graves ao nível da disciplina administrativa. O índice de corrupção está muito elevado. Portanto, nós, na qualidade de operadores de direito, devemos estar interessados em combater a corrupção ao lado dos órgãos do estado” disse o bastonário.

“Nós, os advogados, apesar de umas vezes estarmos na defesa, outras vezes no ataque, queremos pautar por uma justiça limpa sem a corrupção”, sublinhou Basílio Sanca.

Para a transparência da justiça, o bastonário da Ordem dos Advogados defendeu que o sistema da gravação de atos de justiça deve ser implementado nos tribunais.

“Eu acho que o sistema de gravação deve ser implementado nos tribunais, desde o primeiro ato, porque nós, neste momento, temos um problema em relação às audições na Polícia Judiciária e no Ministério Público, que não são gravadas” disse Basilio Sanca que considera que é uma situação que “de certa forma dificulta a defesa do advogado nas fases seguintes, porque às vezes as pessoas são submetidas à audição em condições muito difíceis” sendo assim “necessário que a transparência da justiça comece nos órgãos que intervêm logo no primeiro minuto” defendeu o bastonário.

Basílio Sanca apelou ainda ao governo para investir na Justiça sobretudo, na formação contínua dos agentes da Polícia Judiciária e dos magistrados do Ministério Público.

Dados da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau indicam que a Guiné-Bissau conta atualmente com mais de 350 advogados e estagiários.

Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…