Basílio Sanca quer que advogados na Guiné-Bissau estejam disponíveis para o combate à corrupção

SONY DSC

O bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, disse, esta terça-feira, 27 de junho, à margem do encerramento do curso de formação para o ingresso na Ordem, que o índice de corrupção está muito elevado na administração pública guineense, e manifestou a disponibilidade dos advogados para combater a corrupção no país.

“Estamos interessados a combater a corrupção, porque o papel do advogado, por razão da ética, é combater a corrupção. O país neste momento enfrenta problemas graves ao nível da disciplina administrativa. O índice de corrupção está muito elevado. Portanto, nós, na qualidade de operadores de direito, devemos estar interessados em combater a corrupção ao lado dos órgãos do estado” disse o bastonário.

“Nós, os advogados, apesar de umas vezes estarmos na defesa, outras vezes no ataque, queremos pautar por uma justiça limpa sem a corrupção”, sublinhou Basílio Sanca.

Para a transparência da justiça, o bastonário da Ordem dos Advogados defendeu que o sistema da gravação de atos de justiça deve ser implementado nos tribunais.

“Eu acho que o sistema de gravação deve ser implementado nos tribunais, desde o primeiro ato, porque nós, neste momento, temos um problema em relação às audições na Polícia Judiciária e no Ministério Público, que não são gravadas” disse Basilio Sanca que considera que é uma situação que “de certa forma dificulta a defesa do advogado nas fases seguintes, porque às vezes as pessoas são submetidas à audição em condições muito difíceis” sendo assim “necessário que a transparência da justiça comece nos órgãos que intervêm logo no primeiro minuto” defendeu o bastonário.

Basílio Sanca apelou ainda ao governo para investir na Justiça sobretudo, na formação contínua dos agentes da Polícia Judiciária e dos magistrados do Ministério Público.

Dados da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau indicam que a Guiné-Bissau conta atualmente com mais de 350 advogados e estagiários.

Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: PR defende diversificação da economia

Angola: PR defende diversificação da economia

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, falou sobre a importância da diversificação da economia nacional. Um dos motivos…
Moçambique: Mais de três mil pessoas já beneficiam de água potável no distrito de Ancuabe em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de três mil pessoas já beneficiam de água potável no distrito de Ancuabe em Cabo Delgado

Na data de celebração do Dia Mundial de Água, 22 de março, sob o lema “Água, Paz e Desenvolvimento”, 3.211…
Moçambique: Renamo marca sétimo congresso para maio

Moçambique: Renamo marca sétimo congresso para maio

A Renamo agendou o seu sétimo congresso para os dias 15 e 16 de maio. Esta informação foi avançada à…
Revista de Imprensa Lusófona de 25 de março de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 25 de março de 2024

A “Agência Brasil” publica “União Brasil vai abrir processo para expulsar Chiquinho Brazão”. Segundo o “Conexão Política”, “Após direita reunir…